fios e cabos

Criado por & Incluido na categoria Fios e Cabos Elétricos.

Os fios e cabos são fundamentais na vida de qualquer eletricista, porém, na hora de escolher com quais materiais trabalhar é preciso ficar atento, pois existem cabos eléctricos voltados apenas para a condução e isolação e outros que podem possuir uma cobertura adicional, além de outros detalhes que você deve considerar.

Seja para o profissional da eléctrica, seja para quem está a construir ou reformar, saber sobre os fios e cabos eléctricos é fundamental para garantir o pleno funcionamento da sua rede e a segurança das pessoas que irão utilizar o imóvel. Por isso, separamos algumas dicas que podem lhe ajudar a compreender mais sobre esse tema.

Fios e cabos eléctricos

Como dissemos, existem algumas diferenças entre os fios e cabos eléctricos que devem ser considerados antes de iniciar a sua instalação eléctrica.

Os fios condutores podem se apresentar de maneira mais flexível ou rígida, entretanto as características técnicas de resistividade ou condutibilidade devem ser as mesmas. A única diferença é que os fios flexíveis são mais fáceis de passarem pelas tubagens e curvas nas instalações, enquanto os fios mais rígidos são indicados para conexões, como em chaves termomagnéticas (disjuntores) e instalações de tomadas simples.

Cabos:

o cabo é formado pela união de vários fios de cobre torcidos e tem como característica o fato de ser mais fácil de se manusear graças a sua flexibilidade e resistência. Na hora de realizar a sua instalação, você poderá, por exemplo, dobrar os cabos sem que isso se configure como um problema. Os cabos que são dotados apenas de condução e isolação são chamados de condutores isolados, enquanto os que possuem também uma cobertura adicional aplicada sobre a isolação são chamados de cabos unipolares ou multipolares, a depender do número de condutores que possuem. Em geral, são feitos em materiais condutores como cobre e alumínio.

Fios eléctricos

ou fios sólidos: são o tipo de cabo mais comum. Em geral, é feito com material maciço de modo a formar apenas um condutor eléctrico. Neste caso é usado apenas o cobre. Este tipo de fio não pode ser dobrado, uma vez que ele é pouco flexível. Em geral, seu uso está ligado à iluminação, tomadas, chuveiros e outras instalações mais simples.

Cabos flexíveis:

são modelos compostos por fios de cobre mais finos dos que os usados nos cabos comuns, o que os torna ainda mais flexíveis – daí o nome que recebem. São usados em instalações eléctricas com excesso de curvas.

Esperemos que tenham gostado, continua no próximo artigo

Rua Dr. Rafael Duque Nº5 4ºesq, 1500-249 Lisboa
912462821
info@uniscala.pt

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *