Resistencias Elétricas

Criado por & Incluido na categoria Resistência Elétrica.

A corrente eléctrica é fundamental para que nossos eletrodomésticos e outros aparelhos eletrônicos possam funcionar. Porém, em um circuito eléctrico, nem tudo acontece da maneira como é descrito na teoria. Por isso, durante o percurso dos electrões pode surgir alguma dificuldade, chamada de resistência eléctrica.

Como funciona uma corrente eléctrica?

Antes de compreendermos o que é, exatamente, uma resistência, os nossos electricistas aconselham a compreender o conceito de corrente eléctrica. Esta nada mais é do que o fluxo de electrões que percorre determinado condutor. Contudo, existem algumas diferenças entre os tipos de corrente, que podem ser alternada ou contínua.

A corrente alternada é aquela gerada nas usinas eléctricas e é capaz de percorrer grandes distâncias até ser distribuída para as nossas casas ou empresas. Sua principal característica é a falta de polarização, ou seja, não existem um polo positivo e outro negativo definidos. Seu uso se dá em grandes distâncias justamente porque com ela é possível não ter perdas de energia.

Já a corrente contínua é a que possui polarização, sendo um polo positivo e outro negativo. Dessa forma, o sentido dos electrões também é definido, indo do polo positivo para o negativo (por convenção, pois na prática é justamente ao contrário). Essa corrente é encontrada, principalmente, em baixas tensões como baterias e pilhas. Em altas tensões ela não é usada pois, como possui um sentido definido, é mais propensa a grandes perdas de energia.

O que é a resistência eléctrica?

Agora que você já compreendeu um pouquinho mais sobre corrente, podemos começar a falar sobre a resistência eléctrica, que é o tema deste texto.

A palavra resistência está diretamente ligada ao sentido de ‘impedimento’, resistir a algo. Por exemplo, se tentarmos levantar um carro sozinhos, isso será impossível, pois possuímos uma determinada resistência física que limita a nossa força.

Com a resistência eléctrica é a mesma coisa. Ela é capaz de gerar um obstáculo que faz com que a corrente eléctrica tenha dificuldade em fluir livremente por determinado material, quando o mesmo é submetido a uma tensão eléctrica. Dessa forma, podemos compreender que a resistência eléctrica é a oposição a passagem dos electrões.

Existem vários motivos para que a resistência eléctrica ocorra, como o material em que o condutor é feito, além da temperatura, diâmetro e comprimento do mesmo.Se precisar de um serviço de eletricicstas em Lisboa, contacte-nos hoje.

Esperemos que tenham gostado, continua no próximo artigo.

Rua Dr. Rafael Duque Nº5 4ºesq, 1500-249 Lisboa
912462821
info@uniscala.pt

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *