Circuito elétrico

Criado por & Incluido na categoria Circuito Elétrico.

Hoje vamos falar de um tema que, embora possa parecer bastante simples, é fundamental que um profissional da eléctrica domine: os circuitos eléctricos. Eles são muito importante para que possamos compreender o funcionamento das ligações eléctricas de nossas residências, empresas e outros locais. Estar atento aos tipos de circuitos é muito necessário na hora de escolher a ligação ideal.

Circuito eléctrico: definição

Por definição, pode-se dizer que um circuito eléctrico é um ou mais caminhos fechados por onde a corrente eléctrica circula. Para haver um circuito eléctrico são necessários alguns componentes, como: um gerador que passe a funcionar como uma fonte de energia, um ou mais receptores responsáveis por transferir e transformar a energia eléctrica que chega até os mesmos, alguns fios condutores que se constituem como o elo de ligação entre as partes do circuito e um ou mais interruptores.

O gerador ou fonte de tensão pode ser vários itens como uma pilha, uma bateria, uma tomada ou a associação de itens como várias pilhas e baterias, ou ainda qualquer tipo de fonte na qual exista uma diferença de potencial eléctrico.

Os receptores, também chamados de cargas, podem ser quaisquer itens capazes de consumir energia eléctrica e transformá-la em outro tipo de energia utilizável, como um motor, um resistor ou até mesmo uma lâmpada.

Quando existe a necessidade da ligação dispor de mais de uma carga, então é preciso configurar o seu circuito de modo diferente. Na maior parte dos usos, os circuitos eléctricos possuem mais de uma carga.

Veja a diferença entre eles.

Circuito eléctrico em série

O circuito eléctrico em série não possui nenhuma divisão, uma vez que existe apenas um só caminho para que a corrente eléctrica percorra.

Em geral, nesse tipo de circuito, as cargas são ligadas por meio de condutores eléctricos dispostos um na ponta do outro ou ligadas diretamente. Os componentes mais usados no circuito em série são as resistências para aquecimento de fornos, chapas, lâmpadas, lâmpadas pisca-pisca, entre outros.

Em um circuito em série, as cargas são dependentes uma das outras para funcionarem. O motivo é simples, já que uma carga montada em série utiliza um único caminho de passagem da corrente eléctrica. Além disso, vale destacar, que a corrente é a mesma em todas as cargas.Se precisar de um serviço de eletricicstas em Lisboa, contacte-nos hoje.

Em resumo, tem-se algumas características do circuito em série:

  • a corrente eléctrica tem a mesma intensidade em qualquer uma das cargas.
  • a tensão eléctrica se reduz à metade para cada uma das cargas.
  • a principal desvantagem é que cada carga funciona como um fio condutor, dessa maneira, qualquer defeito em uma das cargas acaba por inutilizar todas as demais.

Esperemos que tenham gostado, continua no próximo artigo.

Rua Dr. Rafael Duque Nº5 4ºesq, 1500-249 Lisboa
912462821
info@uniscala.pt

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *