Circuito elétrico

Criado por & Incluido na categoria Circuito Elétrico.

Já leu o 1º Artigo? Se não, leia aqui!

Circuito eléctrico em paralelo

Enquanto no circuito em série não existe nenhuma divisão da corrente eléctrica, pois ela tem somente um caminho a percorrer, no circuito em paralelo, a corrente eléctrica passa a ser dividida, uma vez que existe mais de um caminho para que a mesma percorra.

Nesse tipo de circuito, a corrente acaba por ter a sua intensidade dividida entre as várias cargas, mas a tensão eléctrica continua com a mesma intensidade em qualquer ponto do circuito.

A principal vantagem desse tipo de circuito é que ele é capaz de manter a corrente eléctrica a fluir mesmo quando um caminho é interrompido. Ou seja, se, por exemplo, uma luminária estiver ligada em paralelo, quando uma lâmpada queimar, as demais continuarão a funcionar, pois existe um circuito paralelo que permite o fluxo contínuo da corrente.

O uso mais comum desse tipo de circuito é em equipamentos de iluminação, além disso também é possível seu uso em uma porta OR, com dois interruptores em circuito paralelo e fiações domésticas, como as tomadas.

No circuito eléctrico em paralelo o inverso da resistência total é igual à soma dos inversos das resistências presentes no circuito (como as lâmpadas ou outros itens). Em relação a intensidade da corrente, tem-se que esta é igual à soma das intensidades de corrente que passam em cada um dos ramos.Caso não esteja escalarecido ao circuito eléctrico em paralelo, pode contactar os nossos electricistas para esclarecer as suas dúvidas.

Circuito Misto

Também é possível que estes dois tipos de circuitos estejam presentes em uma mesma ligação, associados a uma só fonte de tensão. Neste caso estamos a falar do circuito misto.

Nele, alguns pontos de consumo estarão ligados em série, enquanto outros estarão ligados em paralelo. Dessa forma, o comportamento da corrente eléctrica será dependente da ligação no ponto em questão, havendo momentos em que ela seguirá livremente e momentos em que será dividida.

Escolher entre um circuito e outro – ou até mesmo entre a mescla dos dois- irá depender da necessidade para a qual ele está sendo construído.Se precisar de um serviço de eletricicstas em Lisboa, contacte-nos hoje.

Esperemos que tenham gostado, continua no próximo artigo.

Rua Dr. Rafael Duque Nº5 4ºesq, 1500-249 Lisboa
912462821
info@uniscala.pt

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *