Circuito elétrico

Criado por & Incluido na categoria Circuito Elétrico.

Já leu os primeiros artigos? Se não, leia aqui o 1º e aqui o 2º!

A divisão dos circuitos eléctricos na instalação

Compreender a maneira adequada de se realizar a divisão dos circuitos eléctricos em seu lar é fundamental para tornar a sua instalação mais segura e evitar desperdícios e fugas de energia eléctrica. Além disso, outros benefícios são a facilidade em caso de futuras manutenções e a diminuição das ocorrências e problemas em sua instalação eléctrica.

Em nossa residência, quando um circuito eléctrico alimenta de forma direta equipamentos de usos específicos como o ar condicionado, o chuveiro, lâmpadas ou tomadas de corrente de uso geral, este é chamado de circuito terminal.

Os nossos electricistaselectricistas especializados sugerem sempre que para instalações eléctricas de baixa tensão é que esses circuitos terminais sejam individualizados pela função dos equipamentos de utilização que alimentam. Ou seja, não se deve misturar em um mesmo circuito, por exemplo, o ar condicionado e o chuveiro eléctrico, uma vez que eles possuem funções diferentes. Em contrapartida, dois aparelhos de ar condicionado podem ser ligados no mesmo circuito, já que esses equipamentos exercem a mesma função.

Outra dica importante que deve ficar atento é em relação a tensão eléctrica. Indica-se que os circuitos mistos (ou não dedicados) não ultrapassem potências de 1200W em tensão de 127V e 2200W em tensão de 220V.

Assim, é possível notar, por exemplo, que em uma residência o chuveiro eléctrico deverá possuir um circuito exclusivo, uma vez que é um equipamento que utiliza uma corrente eléctrica superior a 10A.

Rua Dr. Rafael Duque Nº5 4ºesq, 1500-249 Lisboa
912462821
info@uniscala.pt

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *